Por Onde o Ágil Começa?

Definitivamente pela estratégia!

Alexandre Fiorentin
3 min readFeb 23, 2021

Na formação de um novo time, construção de um novo produto ou no início de um novo negócio, é necessário ter clareza sobre onde se quer chegar. Também é correto afirmar isto para a transformação, naquele momento de mudar um produto que já existe ou mesmo na hora de iniciar uma transformação ágil em uma organização (talvez esta última ainda seja a solução mais assertiva para alguns). Já cheguei a mencionar que Agile é algo que deve começar por cima, no nível mais alto da organização. Mas de que forma? Para mim a resposta é resumida e simples: Objetivo Estratégico!

Run for your Strategic Goal
Run for your Strategic Goal

Antes mesmo de organizar algum treinamento, organizar times, e entre tantas coisas que serão feitas, é necessário ter o Objetivo Estratégico explícito. Isto já faz parte do ágil, e faz parte de descobrir o valor que a organização ganhará. Isto significa que antes de mais nada é necessário saber onde se quer chegar, indo diretamente na alta gestão e definindo um objetivo de longo prazo, e, pode acreditar, este objetivo deve ser audacioso, ambicioso. Esta será a direção, o desafio.

NÃO! O Agile não irá começar por entrevistas ou entendimento do momento atual. Isto só virá depois de você saber o objetivo a ser alcançado. Tentar entender o momento atual sem saber onde se quer chegar é o mesmo que trocar a fralda de um bebê sem antes saber se ele fez suas “necessidades”. Tem certeza que o choro não era de fome? Seu objetivo aqui era fazer o bebê parar de chorar, e então descobrir o motivo do choro. Sabendo o objetivo a ser alcançado, AÍ SIM você pode ver quais as perguntas certas a serem feitas e o que precisa ser avaliado, do contrário, terá as respostas erradas pois não sabia das perguntas certas.

Bom, criar um objetivo estratégico não é fácil (mas tentar entender o momento atual antes disso lhe atrapalha, pois sua mente criará limitações na criação do objetivo sem que você perceba). É preciso pensar alto. Seria como começar uma frase ambiciosa, como “Ser líder do segmento X no mercado internacional utilizando menor esforço para produtos com blá, blá blá…”. Este “blá, blá blá”, junto ao que vem antes, é justamente o norte para o caminho que será traçado buscando a continuidade do Agile, lhe dando insumos para que você não siga pelo caminho errado. Achou o exemplo estranho? Não esqueça que o Agile estará no produto (e em seu valor).

Pegou o caminho errado? Então volte!!
Don’t go for the wrong road, son ;)

Tendo este objetivo claro, alinhado com a “alta cúpula”, e com a possibilidade de disseminá-lo por toda a organização (transparência nota 10 aqui!), então sim! É hora de avaliar o “momento atual” da organização. Entender a situação e depois traçar o caminho (mas vamos discutir esta parte outra hora). Este objetivo deve ser de conhecimento de todos, e deve estar exposto de forma clara, pois vários outros objetivos devem ser alcançados e estes devem estar voltados a alcançar o objetivo maior.

Minha intenção aqui não é dar um passo a passo para uma transformação ágil, ou dizer o que é “ser ágil”. É tão somente dizer que existe um ponto inicial, e que a resposta certa, neste caso, não é “depende”. Sabemos que nada é feito de forma rápida. A estrada é cheia de pedras, o caminho é muito longo, mas sem ter primeiro o objetivo você não saberá por onde seguir e como continuar.

Criar este objetivo não é fácil nem rápido. Mas é apenas a pequena parte do início de uma trajetória de longo prazo. Quem sabe você não cria um objetivo estratégico para si mesmo?

--

--

Alexandre Fiorentin

Agile Coach @ SouthSystem. Long years in IT field, 12 with Agile and 15 inside people managemant. Graduated as IT Manager and MBA in Software Engineering.